A variedade de tons terrosos e vermelhos das folhas do liquidâmbar e do plátano dão cores às paisagens nas baixas temperaturas e tornam essas árvores típicas de estações como outono e o inverno.
As espécies nativas da América do Norte e que atingem com facilidade mais de 20 metros de altura são encontradas em Curitiba em algumas poucas vias dos bairros Mossunguê, Cabral e Barreirinha. De vida longa, podendo ultrapassar os 200 anos de sobrevivência, são resistentes ao frio intenso, neves e geadas.
Técnico responsável pelo Horto da Barreirinha, Roberto Larine Salgueiro explica que a produção vegetal do Município prioriza as espécies nativas para a ornamentação das vias públicas e que são levados em conta porte, entroncamento e desenvolvimento das raízes.
“Os exemplares de liquidâmbar localizados no bairro Mossunguê foram plantados durante a reformulação do eixo de transporte leste-oeste, no ano 2000.
- No Cabral e Barrreirinha, encontramos algumas ruas com plátanos que foram plantados por particulares “, conta Salgueiro.
Foto: Luiz Costa/ SMCS