O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São José dos Campos já conseguiu atender aproximadamente 350 famílias com as arrecadações recebidas na Campanha do Agasalho 2016. Com o tema “Seja um verdadeiro vencedor, doe”, a campanha prossegue até o dia 30 de agosto.
A distribuição para as famílias acontece as terças-feiras, das 13h às 16h, no Galpão da Solidariedade, na avenida Olivo Gomes, 100 – Santana, próximo à sede da FCCR, no Parque da Cidade. Para ser atendido, é necessário apresentação do cartão do SIAS ou Bolsa Família. Também são realizadas ações itinerantes nos bairros com a Loja da Solidariedade. Neste sábado (28), o projeto estará no Jardim São José 2.
O casal Eunice Pereira, 70 anos, e Antonio Fernandes, 69 anos, do Campos de São José foi buscar doações para a família nesta terça-feira (24). “É a primeira vez que busco doações. É um modo de ajudarmos os nossos entes que não tem condições. O frio está intenso. É importante as pessoas levarem o que realmente irão usar”, disse Antonio.
Moradora da Vargem Grande, Neusa Maria da Silva, 66 anos, também procurou agasalhos para ela, esposo, netos e bisnetos. “Eu estou aposentada e por conta de uma cirurgia parei de trabalhar. As doações ajudam muito”, disse.
O que doar
Além das doações tradicionais (agasalhos, cobertores e sapatos), estão sendo aceitas meias, em qualquer estado de conservação, preferencialmente limpas. O montante arrecadado será enviado para a Campanha Meias do Bem da Puket, que faz a reciclagem das meias, transformando-as em cobertores. Em 2015, a parceria possibilitou a distribuição de 300 cobertores às entidades Casa de Assis e Pastoral da Criança do Jardim São José 2.
A campanha deste ano tem como madrinha a ex-nadadora e medalhista olímpica Fabíola Molina e a novidade é que também serão aceitos livros nos postos de campanha espalhados pela cidade.
A expectativa da organização é chegar a mais de 300 postos de arrecadação. Por isso, quem quiser montar um posto de arrecadação em seu condomínio, trabalho ou estabelecimento pode entrar em contato com o Fundo Social pelos telefones 3911-8060 e 3924-7369.
Todos os donativos devem estar limpos, em condições de uso e bom estado de conservação. As doações serão repassadas para as entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e para a população necessitada do município.
Loja da Solidariedade
Desde o ano passado, com a criação do Projeto Loja da Solidariedade, o Fundo Social de Solidariedade realiza ininterruptamente a arrecadação de roupas e sapatos. Além dos agasalhos, a organização pede a doação de roupas, sapatos, itens de cama, mesa e banho, cobertores, principalmente para crianças, além de brinquedos e móveis.
Mais informações no Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”) ou pelos telefones 3911-8060/ 3924-7369.
Foto:Alessandra Jorge/PMSJC