Na quinta-feira, 9 de junho de 2016, às 11h (12h de Brasília), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) divulgará seu Relatório anual “O Investimento Estrangeiro Direto na América Latina e no Caribe 2016” na sede da CEPAL em Santiago, Chile.
A secretária-executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, apresentará à imprensa as principais conclusões do estudo que examina a evolução mundial e regional dos fluxos de investimento estrangeiro direto (IED). A coletiva de imprensa será transmitida ao vivo pelo site da CEPAL (www.cepal.org/es/cepal-en-vivo).
O documento possui três capítulos. O primeiro apresenta um panorama geral do IED, que inclui uma análise dos padrões de origem e destino e a situação das empresas transnacionais latino-americanas, conhecidas como ‘translatinas’. Neste capítulo são detalhados os valores recebidos por cada país em 2015 e é feita uma projeção regional para 2016.
No segundo capítulo são apresentadas as principais características dos processos de transformação do mercado mundial de minerais metálicos e sua relação com o investimento estrangeiro nos países da América Latina e do Caribe, enquanto no terceiro é discutida a importância do IED como propulsor de acumulação de capital intangível.
Foto: Abr/Renato Araújo
ONU