Documento aponta discrepâncias entre as regiões brasileiras, principalmente entre os jovens, além de dados por setor de atividade, rendimentos, ocupação formal e emprego setorial
O Grupo de Conjuntura do Ipea (Gecon) lança nesta sexta-feira, 10/06, a análise sobre os números do mercado de trabalho. O destaque fica por conta do aumento do desemprego entre os jovens, que era de 15,25% no 4° trimestre de 2015 e passou para 26,36% no 1° trimestre de 2016.
O documento é a primeira parte da nova Carta de Conjuntura do Ipea e será publicado no Portal do Instituto, às 10h. As entrevistas podem ser agendadas com o novo coordenador do Gecon, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, pelo e-mailimprensario@ipea.gov.br, ou pelo telefone (21) 3515-8578. É possível também solicitar embargo do estudo por meio do mesmo e-mail.
Blog
O Gecon lança ainda na data o blog da Carta de Conjuntura, com o objetivo de dar mais agilidade à divulgação dos trabalhos feitos pelo grupo e pelo restante da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea. O espaço será dedicado não somente à análise da conjuntura, mas também às perspectivas de médio e longo prazo da economia brasileira, com avaliações consolidadas sobre temas macroeconômicos, utilizando diferentes metodologias e fontes de dados, além de indicadores secundários próprios.
Recomenda-se que o leitor interessado no conteúdo do blog preencha um rápido cadastro de seu e-mail (na lateral direita do blog) para que receba automaticamente os avisos de lançamentos de novos textos.
É possível, também, dialogar com os autores dos trabalhos divulgados no blog, por meio do link ao final de cada post. O endereço do blog é www.ipea.gov.br/
Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br
Fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Foto:Marcello Casal Jr/ABr