Há muitos aspectos que contribuem para o desenvolvimento de uma carreira sólida e alicerçada sobre os valores priorizados pelas grandes Companhias nos dias de hoje e o voluntariado é um deles.
Segundo Danielle Arraes, diretora de Recrutamento e Seleção da Johnson & Johnson, o exercício do voluntariado mostra que a pessoa possui um propósito maior de vida. “Obviamente, outros aspectos são avaliados durante um processo de seleção, mas isso mostra que a pessoa quer deixar sua marca e seu legado no mundo. Na J&J, por exemplo, nosso objetivo é que todos tenham mais que uma carreira. Queremos que entendam o papel de agentes transformadores que possuem”, destaca a especialista.
O profissional que se dedica a um voluntariado desenvolve importantes competências comportamentais e técnicas, como capacidade de ver as diversas pontas de um mesmo processo, de fazer conexões, solucionar problemas, ter iniciativa e buscar soluções fora da caixa.
Na hora de optar por um trabalho voluntário dentro de sua área de atuação ou fora, a pessoa deve avaliar quais são seus objetivos. Isso porque, ao realizar algo dentro de sua área de atuação, a pessoa possivelmente apresentará resultados mais rápidos, já que dominará o tema. No entanto, algo fora de sua área de atuação, apesar de levar mais tempo para o seu desenvolvimento, fará com que a pessoa saia da zona de conforto e aprenda coisas novas.
“Os dois tipos são válidos. Basta que a pessoa encontre uma causa para apoiar e aproveite cada oportunidade de fazer algo por um bem maior. Isso trará aprendizados e benefícios por toda a vida”, Danielle Arraes, diretora de Recrutamento e Seleção J&J.
Para os candidatos que possuem dúvidas sobre qual é a melhor maneira que o candidato pode inserir a informação do trabalho voluntário no currículo e durante a entrevista, Danielle explica que o ideal é que apareça entre as atividades extras, descrevendo o nome do projeto e o papel que exerce ou exerceu, sempre de maneira objetiva. Além disso, é interessante inserir apenas exemplos que possuem consistência, ou seja, um trabalho voluntário que a pessoa faz com frequência ou com periodicidade anual, pelo menos. Outros detalhes serão explorados pela própria empresa durante o processo de seleção.
Sobre a Johnson & Johnson
O complexo industrial da J&J em São José dos Campos é o maior e mais diversificado da organização em todo o mundo. Foi inaugurado em 1954 e possui 1 milhão de m2, dos quais 620 mil m2 são de área verde. Abriga 15 fábricas, um centro de pesquisa e emprega cerca de 3.340 funcionários diretos. Os produtos fabricados no Campus são exportados para 31 países da América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania. Nossa família de empresas inclui:
- Janssen: Na Janssen nos dedicamos a estudar e solucionar algumas das mais importantes necessidades médicas não atendidas atualmente em oncologia, imunologia, neurociência, doenças infecciosas e vacinas, além de doenças cardiovasculares e metabólicas. Orientados pelo nosso compromisso com pacientes, trazemos produtos, serviços e soluções inovadoras para pessoas em todo o mundo. Para saber mais, acesse: www.janssen.com.
- Johnson & Johnson Consumo: 6ª maior empresa de consumo em saúde do mundo, oferece produtos inovadores, serviços e informações voltados ao consumidor final em cuidados com a pele; cuidados com o bebê; saúde da mulher; medicamentos isentos de prescrição; e saúde bucal. Seus produtos, como SUNDOWN®, BAND-AID®, JOHNSON’S® baby, LISTERINE® e TYLENOL®, fazem parte do dia a dia dos consumidores há mais de 125 anos.
- Johnson & Johnson Medical: trata-se da maior e mais diversificada empresa de dispositivos médicos e produtos de diagnóstico do mundo. Ela produz uma ampla gama de produtos inovadores, utilizados principalmente por profissionais de saúde nas áreas de ortopedia, neurovascular, cirurgias, cuidados com a visão, diabetes, prevenção de infecção, diagnósticos, doenças cardiovasculares, medicina esportiva e estética.