Os trabalhadores do setor metalúrgico, representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, deverão receber R$ 242,7 milhões de 13º salário até o final de 2016. O valor é 7,2% maior do que o recebido em 2015.
Os recursos destinados para esses metalúrgicos representam 14,7% do total do Vale do Paraíba e 27,2% da soma dos cinco municípios da base sindical: São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí e Santa Branca.
Os dados são uma projeção do volume total de 13º salário que entra na economia ao longo do ano, e não necessariamente nos dois últimos meses de 2016. Entretanto, estima-se que a maior parte, cerca de 60%, seja paga no final do ano.
A estimativa leva em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Cerca de 37 mil trabalhadores deverão ser beneficiados a um valor médio de R$ 6.510. Do total a ser pago, 3/4 serão recebidos pelos trabalhadores concentrados na Embraer, montadoras (General Motors e Chery) e autopeças.