O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, lançou nesta segunda-feira um vídeo de 60 segundos estrelando o ex-jogador de futebol britânico David Beckham, que é embaixador da Boa Vontade da agência.
Cenas de violência a crianças aparecem no corpo de Beckham como se fossem tatuagens. Enquanto as tatuagens do próprio embaixador representam memórias felizes e importantes da vida dele, o Unicef destaca que milhões de crianças carregam marcas que não escolheram: as feridas da violência.
Marca eterna
Segundo a agência, o vídeo ilustra a “realidade brutal que os abusos físicos e psicológicos podem deixar para sempre nas crianças”.
Na campanha, Beckham declara que “a violência marca as crianças para sempre”, o que é errado, e por isso ele pede o fim da prática. Segundo o embaixador do Unicef, a cada cinco minutos, uma criança morre no mundo, vítima de abusos.
As ações podem acontecer em casa, nas escolas ou nas ruas. Ele espera que o projeto chame a atenção das pessoas para uma questão que Beckham considera ser urgente.
Bullying
Outros dados do Unicef mostram a gravidade do problema: uma entre 10 meninas menores de 20 anos já foi vítima de violência sexual, representando um total de 120 milhões de jovens.
A cada ano, quase 1 bilhão de crianças entre dois e 14 anos sofrem punições físicas de seus pais ou de quem cuida delas. E um terço dos estudantes entre 13 e 15 anos sofre bullying com regularidade.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.