Quantcast
Channel: Jornal Joseense News » NOTÍCIAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2652

Alckmin anuncia linha de crédito para reestruturação financeira da Santa Casa de São Paulo

$
0
0

 

Foto:Sergio Dutti

Foto:Sergio Dutti

Linha de crédito da Caixa Econômica Federal permitirá reperfilamento das dívidas com fornecedores e credores

O governador Geraldo Alckmin se reuniu nesta terça-feira, 6, com o presidente da República, Michel Temer, na cerimônia de assinatura de contrato de reestruturação financeira da Santa Casa de São Paulo com a Caixa Econômica Federal. Alckmin foi interlocutor entre o hospital filantrópico e a União, que resultou no empréstimo de R$ 360 milhões.

“Uma assinatura de contrato de financiamento muito importante. A Santa Casa de São Paulo é o maior hospital filantrópico do Brasil, com mais de 1.100 leitos. Isso ajuda a reestruturar a questão da dívida das Santas Casas para que elas não fechem. São elas que hoje atendem o SUS. Fora os governos, só Santas Casas praticamente atendem o SUS e atendem gratuitamente a população”, ressaltou Geraldo Alckmin sobre a importância da assinatura.

No primeiro ano de contrato, a Santa Casa pagará apenas os juros do empréstimo. Após os 12 meses iniciais pagará a amortização da dívida mais juros. O tempo para a quitação é de 10 anos, com juros de 16.38% ao ano. A operação contribuirá para a reorganização financeira da Santa Casa de São Paulo, ao viabilizar a reestruturação do endividamento bancário e com seus fornecedores, garantindo assim a sustentabilidade da instituição. O contrato tem prazo de pagamento de 10 anos e a expectativa é que a liberação dos recursos aconteça nos próximos 30 dias.

Uma das condições para efetuar o empréstimo é que os repasses feitos pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo à Santa Casa, que antes eram pagos via Banco do Brasil, a partir de janeiro de 2017 começarão a ser pagos via Caixa Econômica Federal.

Segundo o provedor da Santa Casa de São Paulo, José Luiz Setúbal , “esses recursos darão mais fôlego para seguir os planos de transformação da operação, pois representarão uma diminuição nos juros mensais, que atualmente estão na ordem de R$ 9 milhões”.

A assinatura ocorreu em evento no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Michel Temer, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e do provedor da Santa Casa de São Paulo, José Luiz Setúbal, além de outras autoridades.

Perfil - A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a maior instituição filantrópica e privada e uma das maiores prestadoras de serviços do SUS, realizando mais 8.000 atendimentos por dia. Fundada há mais de quatro séculos, possui quatro hospitais próprios de média e alta complexidade e presta atendimento em várias unidades do governo estadual e municipal por meio de convênios. Seu hospital central, localizado no bairro de Santa Cecília, é o maior hospital filantrópico da América do Sul e considerado um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2652