A presidente da Câmara Municipal, vereadora Lucimar Ponciano (PSDB), visitou na tarde da última terça-feira (24) uma ação solidária de moradores do bairro Estância Porto Velho que se mobilizaram em mutirão para arrumar a Estrada Municipal do Bosque, uma das principais vias de acesso ao bairro, localizado na região oeste de Jacareí.
Segundo Lucimar, o mutirão teve início na última segunda-feira (23) e conta com a colaboração de cerca de 20 moradores que trabalham para a colocação de entulho, cascalho e areia para tampar os buracos que estão impedindo o trânsito de veículos até a região mais alta do bairro.
“Devido às chuvas dos últimos dias, a quantidade de água que desceu pela estrada causou inúmeras valetas ao longo da via e impediu a passagem de carros e ônibus do transporte público coletivo até as ruas que ficam na parte mais alta do bairro”, disse a presidente.
Um dos organizadores do mutirão, o morador e engenheiro elétrico José Maria Sarto, 53 anos, disse que, com a conclusão do cascalhamento – realizado na quarta-feira (25) – assim como a execução de serviços de terraplanagem para o correto escoamento de águas pluviais na estrada, realizado por funcionários da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura, o local deve ter uma melhora considerável.
“As erosões acontecem porque as terraplanagens anteriores foram feitas de maneira inadequada, que permitiam que a água escoasse pelo meio da via e não pelas canaletas, causando os buracos”, explicou o engenheiro.
Terraplanagem – Atento à ação solidária dos moradores do bairro Estância Porto Velho, o secretário municipal de Infraestrutura, Antônio Roberto Martins, por intermédio da presidente da Câmara, disponibilizou uma máquina de terraplanagem e caminhão de cascalho para a finalização dos serviços na Estrada Municipal do Bosque, que foi liberada na tarde de quarta-feira (25).
Para a presidente do Legislativo de Jacareí, a mobilização solidária de moradores é uma atitude autônoma e responsável de cada morador que se une em prol do bem-estar da coletividade através de soluções simples e práticas para os problemas que afetam o cotidiano.
“Mutirões deste tipo demonstram que sociedade tem o poder para transformar a realidade na qual está inserida, basta a percepção de que a ação individual tem muito mais força quando compartilhada a favor dos interesses da coletividade”, afirmou.
Ainda de acordo coma parlamentar, formas de organização social como esta demonstram uma mudança no comportamento e do entendimento por parte dos cidadãos a respeito do poder público e suas políticas de ação.
“É a compreensão de que o poder público pode ser um parceiro da sociedade, isso significa que cada cidadão tem, invariavelmente, sua parcela de responsabilidade para a construção de uma vida melhor. Terceirizar a própria responsabilidade é abrir mão da autonomia e da liberdade, uma passividade que serve não à emancipação, mas ao controle e desqualificação dos cidadãos”, concluiu.