Inspirado nos banheiros públicos das grandes metrópoles europeias, a Prefeitura de São Paulo apresentou na tarde desta quarta-feira (25) o protótipo de um novo tipo de banheiro público. Chamado de TopBox, ele foi doado pela empresa PeeBox à gestão municipal e permanecerá instalado na Praça Dom José Gaspar, em fase de testes, por tempo indeterminado.
“Eu assumi um compromisso de colocar banheiros público na cidade, e nós vamos ter. E está aqui um protótipo instalado e funcionando, para que a população possa testar. E objetivo é que, funcionando bem, possamos fazer uma licitação para instalar novos. E vamos autorizar para que isso seja pago com publicidade. Com custo zero para a Prefeitura e para a população”, afirmou o prefeito João Doria.
Feito todo em aço inox, inclusive seu mobiliário, o banheiro conta com mictório, vaso sanitário, pia, fraldário e ar condicionado. Conectado à rede de esgoto e água da cidade, o Top Box também é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Nesta fase de testes, o protótipo funcionará no período das 7h30 da manhã às 21h30 da noite. Uma guarita da PeeBox foi instalada ao lado do banheiro, para que funcionários da empresa possam fazer a manutenção e a segurança do espaço.
Largo do Arouche
A Prefeitura de São Paulo também instalou no Largo do Arouche um outro protótipo de banheiro público. Desenvolvido pela empresa JCDecaux, atual concessionária de relógios na cidade de São Paulo, o sanitário fixo é auto-limpante e feito de uma estrutura de concreto pré-fabricada.
As portas, as esquadrias, e as áreas internas são de inox. Já o vaso sanitário é retrátil, feito de porcelana e não tem tampa. A cada uso, o vaso entra na parede e é higienizado com água e desinfetante, enquanto um jato de água limpa o piso. O consumo de água é de cerca de 6 litros. A água não é reutilizada.
A empresa cedeu o equipamento por um prazo de 30 dias para a Prefeitura do Município de São Paulo.
“Já estamos com dois modelos instalados e existem outras duas empresas interessadas em mostrar seus produtos. E nós estamos interessados em ver os projetos, analisarmos, entendermos cada um e, mais importante, ver qual é o melhor para a população de São Paulo. Qual o mais apropriado. Talvez até quais são os mais apropriados. Porque São Paulo é uma cidade bastante diversificada. Às vezes, o que funciona em uma praça, não funciona em outro local”, disse o secretário municipal de Serviços e Obras Marcos Penido.
Quiosque de Flores
Além dos novos modelos de banheiro, a gestão municipal apresentou nesta quarta-feira (25) o protótipo de um quiosque de vendas para microempreendedores. Idealizado pela empresa Ótima e assinado pelo designer Índio da Costa, o mobiliário foi doado a uma floriculturista da Praça Panamericana, que atua no local a mais de 30 anos. A iniciativa visa prestigiar floristas, jornaleiros, comércio de alimentos em geral e contribuir com o projeto Cidade Linda.
De Secretaria Executiva de Comunicação