Metalúrgicos e trabalhadores de outras categorias preparam um ato contra a visita do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, nesta segunda-feira (3), a São José dos Campos.
Mendes vai participar de um almoço-debate com empresários no Hotel Golden Tulip, que fica dentro do Shopping Colinas. O evento está previsto para ocorrer do meio-dia até as 14h30.
O protesto será realizado a partir das 11h, em frente ao shopping, e está sendo organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
Com carro de som, faixas e cartazes, os manifestantes vão criticar as decisões do ministro, que tem atacado direitos dos trabalhadores e defendido medidas contra o combate à corrupção, como a anistia ao caixa 2 e a proposta de reforma política com eleição em lista fechada (iniciativa que preservaria os principais envolvidos em escândalos no Congresso).
Os manifestantes também protestarão contra o projeto da terceirização irrestrita e as reformas trabalhista e da Previdência.
Semana decisiva
O protesto dos trabalhadores ocorre na semana em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corte presidida por Mendes, começa a julgar o processo que pede a cassação da chapa Dilma/Temer por abuso de poder político e econômico durante a eleição de 2014.
“Vamos nos manifestar contra corrupção, a impunidade e pela cassação da chapa Dilma/Temer. Não aceitamos manobras para poupar o ex-vice de Dilma e agora presidente Michel Temer, corrupto e usurpador de nossos direitos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.