O vereador Wagner Balieiro participou hoje (10/5) de uma reunião com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e vereadores. O encontro aconteceu na Câmara Municipal.
O Sindicato está em meio a uma negociação com a General Motors. Há um impasse entre a GM e Sindicato, envolvendo a proposta de novo lay-off (suspensão de contratos) dos trabalhadores da planta da cidade. Os sindicalistas afirmaram que não estão contra o lay-off, desde que haja garantia de estabilidade de emprego.
Durante a reunião também foi debatido a necessidade de a GM cumprir o acordo de investimento compactuado em 2013. O Sindicato se comprometeu em disponibilizar aos vereadores uma cópia deste acordo.
Segundo o Sindicato, os trabalhadores já cumpriram o acordado. Mas a empresa ainda não deu indícios de fazer novos investimentos na cidade, que seria sua contrapartida no tratado em 2013.
A intenção dos vereadores, agora, é mediar uma aproximação entre as partes para que seja alcançada uma solução conciliatória e que garanta os empregos na cidade. Ficou acertado, ainda, que os vereadores tentarão agendar uma reunião com a GM para levar a pauta dos trabalhadores para a empresa.
Embraer
Os sindicalistas aproveitaram o encontro com os vereadores para colocar outra situação que consideram “dramática” em relação aos trabalhadores da Embraer. Eles denunciaram que a empresa vem fechando sistematicamente postos de trabalho em São José. “A Embraer está levando os postos que eram da planta de São José para Gavião Peixoto ou mesmo para outros países, como Portugal e EUA. Enquanto isso, a população de São José fica sem esses empregos”, afirmou Macapá, presidente do Sindicato.
Segundo o vereador Wagner Balieiro, a situação é preocupante. “Tanto no caso da GM quanto da Embraer, o que está em jogo é o emprego do trabalhador. Temos que atuar para que essas vagas fiquem em São José. Vamos agora tentar conversar com as empresas para buscar uma solução”.