Quantcast
Channel: Jornal Joseense News » NOTÍCIAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2652

Grupo de Jovens realiza doação de sangue no Dia Nacional do Doador Voluntário.

$
0
0

Na próxima quarta-feira, 25 de novembro, será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data para conscientizar a população para a importância deste ato solidário. Em São José dos Campos e Taubaté, um grupo de 30 jovens da Igreja Adventista estará realizando a doação de sangue no Serviço de Hematologia e Hemoterapia da cidade, órgão responsável pelo captação e distribuição para 32 hospitais.

O organizador da mobilização, pastor Marcos Ribeiro, explica que esse grupo de jovens faz parte do Projeto Vida por Vidas, uma iniciativa da Igreja Adventista que acontece desde 2005 em oito países da América do Sul com o objetivo de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante todo o ano. Homens e mulheres são incentivados a doarem pelo menos três vezes nesse período.

“Doar sangue significa se doar um pouco para o próximo, ajudar a quem não se está vendo, contribuir com a solidariedade e melhorar o meio em que vivemos. O próprio Jesus Cristo doou tudo por nós e só nos pede para doar um pouco, então essa é a nossa missão, ajudar o próximo com o que está a nossas mãos. Hoje queremos dar o nosso sangue literalmente”, comenta o líder dos jovens.

A concentração dos jovens vai acontecer a partir das 7h no Serviço de Hematologia e Hemoterapia, situado a Rua Antônio Saes, nº 425, bairro do Centro, em São José dos Campos. Já em Taubaté, a doação acontece no Hemonúcleo situado a rua Joaquim Távora, sn, anexo ao Hospital Universitário, próximo da Rodoviária Velha de Taubaté.

Projeto Vida por Vidas
O projeto Vida por Vidas visa conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados, em hospitais e hemocentros de oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai desde 2005.

Estatísticas
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 93 milhões de bolsas são coletadas por ano em todo o mundo, mas o número ainda é baixo. Em 173 países pesquisados, 77 têm menos de 1% da população como doadores. No Brasil, segundo estatísticas do Ministério da Saúde, apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue. O ideal é que o número de bolsas coletadas regularmente em cada país corresponda de 1% a 3% da quantidade populacional.

A doação de sangue é um processo seguro e simples, leva cerca de 15 minutos, podendo ser feita por homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. O volume retirado (450 ml) é totalmente reposto após 24h, sendo que os demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) são repostos gradativamente. Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e não estar em jejum.

O quê – Doação de Sangue feita por um grupo de jovens.
Quando – Quarta-Feira (25 de novembro)
Horário – A partir das 7h
Onde – Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos e Hemonúcleo de Taubaté.

Foto:shhsjc/Divulgação


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2652