Um grupo de 18 pessoas com deficiência conheceu a cidade de Caraguatatuba e viu pela primeira vez uma praia. O passeio, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, foi na sexta-feira (27) para os alunos do programa Ação Paralímpica, que oferece esportes para pessoas com deficiência no município, além de atividades de vivência de experiências adaptadas.
A Praia do Centro, em Caraguá, foi a escolhida para integrar o programa Praia Acessível. Os participantes puderam entrar no mar pela primeira vez, com cadeiras anfíbias (produzidas com um tipo de pneu especial), permitindo superar a dificuldade de locomoção na areia, além de não afundar na água.
Aos 37 anos, Amanda Ribeyro, que tem deficiência motora, viu o mar pela primeira vez. “É incrível ter essa oportunidade, não esperava que fosse uma experiência tão legal.” Amanda ressaltou ainda a preparação para o passeio, que facilitou o acesso da pessoa com deficiência.
Para os mais aventureiros, a emoção foi subir em uma prancha de surf e pegar suas primeiras ondas. Caso de Rosângela de Fátima Ribeiro, cadeirante de 33 anos, que surfou pela primeira vez. “É muito bom estar aqui! Me sinto importante e talentosa, como aquele pessoal que passa surfando na TV.”
Na opinião do professor do Programa Ação Paralímpica, José Guardia, essa atividade vai além de um simples passeio à praia. “É gerar motivação, felicidade e proporcionar direito de acesso à cidade e à sociedade para as pessoas com deficiência. É promover cidadania.”
As atividades do Programa Ação Paralímpica começaram em setembro, proporcionando às pessoas com deficiência a iniciação, vivência e prática em modalidades esportivas paraolímpicas, como o vôlei sentado, o futebol de cinco, o mergulho, o hipismo e o surf.
O Ação Paralímpica é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania – Departamento de Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias de Educação e de Esportes e Lazer. Mais informações pelos telefones 3932-8635 ou 3932-8622.
Foto:Divulgação