O Escritório de Direitos Humanos da ONU está preocupado um possível “círculo vicioso” sendo criado no Brasil, colocando em risco a credibilidade dos poderes Executivo e Judiciário.
Nesta terça-feira, em Genebra, o porta-voz Rupert Colville alertou que tal possibilidade poderá gerar “sérios danos de longo prazo” ao país.
Cooperação
O representante do Escritório de Direitos Humanos falou na preocupação com o aumento do “debate acirrado e politizado” que tem predominado no Brasil nas últimas semanas.
Rupert Colville declarou que o apelo da ONU vai para o governo e para políticos de outros partidos: que cooperem totalmente com as autoridades judiciais que investigam as alegações de corrupção, e ao mesmo tempo, evitem qualquer ação que seja uma tentativa de obstruir a justiça.
Constituição
As Nações Unidas também pedem às autoridades do Judiciário que ajam de forma meticulosa, seguindo as leis doméstica e internacional e que evitem tomar posição política.
O porta-voz Rupert Colville lembra que o Brasil teve várias conquistas democráticas nos últimos 20 anos, sendo governado por uma Constituição que fornece fortes garantias de direitos humanos.
Rupert Colville. Foto: ONU
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.