Quantcast
Channel: Jornal Joseense News » NOTÍCIAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2652

Como escolher uma escola de inglês para crianças? Especialista em bilinguismo dá dicas

$
0
0

Nesta época do ano, é muito comum os pais se preocuparem em escolher uma escola de inglês para os seus filhos. O mercado está cheio de opções, mas sempre surgem dúvidas sobre como escolher a escola mais adequada.

Sylvia de Moraes Barros, especialista em bilinguismo que trouxe a britânica The Kids Club para o Brasil há mais de 20 anos – rede especialista em ensino de inglês para crianças de 2 a 11 anos que conta com mais de 100 franquias pelo País – afirma que a decisão dos pais de estimular a criança a estudar em inglês já é extremamente importante para o desenvolvimento dela. “Aprender um segundo idioma durante a infância melhora as habilidades cognitivas, de raciocínio e de concentração da criança”, explica. “Além disso, o segundo idioma pode ajudar os pequenos a falar melhor a língua nativa, já que eles passam a ter uma maior consciência sobre a linguagem”.

Para escolher a melhor escola, Sylvia compartilha algumas dicas do que deve ser observado:

1- A criança precisa aprender de forma natural. Por isso, é importante que a escola ofereça aulas 100% em inglês. Os pais podem perguntar o quanto o professor fala de inglês na aula e quanto fala de português para ver como a escola responde. Aulas que são dadas parte em inglês e parte em português não são eficientes. Crianças devem aprender por imersão.

2- A escola também precisa ter professores fluentes, capacitados, especialistas no ensino de um segundo idioma para crianças e que seguem uma metodologia estruturada e organizada. Os pais podem pedir para ver o material didático e verificar se é adequado à faixa etária e devem perguntar quanto tempo da aula os alunos passam usando o livro. O ideal é que mais da metade da aula seja preenchida com atividades lúdicas e que o livro sirva apenas como um instrumento de consolidação do que foi ensinado oralmente.

3- O professor precisa pronunciar as palavras corretamente, usar canções, brincadeiras e objetos lúdicos. Para que o aprendizado dê certo, é preciso fazer sentido para a criança aprender aquilo. Tudo precisa estar dentro de um contexto muito bem definido e aí entra a importância da metodologia e didática utilizadas em aula. Quanto mais envolvido o aluno estiver, através de jogos, brincadeiras, musicas, estórias, projetos entre outros, mais natural será para ele aprender aquele idioma. Para certificar-se que as aulas estão acontecendo assim, pergunte ao seu filho como é a aula, se o professor “brinca” e se a aula é divertida. Quanto mais o aluno falar que “brinca em inglês” na aula, mais natural está sendo o método.

4- O material precisa ser visualmente adequado à faixa etária, ou seja, ter figuras reais de crianças da mesma faia etária, ter recursos tecnológicos para permitir a continuidade do aprendizado em casa (CD-rom, websites ou aplicativos), ser colorido, atrativo e trazer um conteúdo que faz parte do universo infantil.

5- Sobre frequência e duração das aulas depende muito da idade. Crianças de três anos tem um período de concentração de, no máximo, 15 minutos em uma mesma atividade. Alunos de quatro a seis anos anos já podem se concentrar por um tempo um pouco maior – e a concentração vai aumentando conforme a idade. Acreditamos que em uma aula de 60 minutos é possível passar o conteúdo de forma diversificada, trabalhando com atividades lúdicas e também com a consolidação – sempre promovendo a exposição do aluno ao novo idioma durante todo o tempo da aula.

Sobre o The Kids Club

A rede The Kids Club é líder mundial em franquias de ensino para crianças a partir de dois anos de idade. Com um método especializado em crianças, lúdico e muito divertido, está presente em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul. No Brasil, onde está desde 1994, são mais de 100 franquias em diversos estados e no Distrito Federal. A rede também firma parcerias com escolas, terceirizando o ensino de idiomas e levando para as salas de aula seu método e profissionais capacitados para o ensino específico do inglês para crianças. Crianças não apresentam qualquer tipo de resistência ou interferência no processo de aprendizado, o que torna o processo natural, fácil, e bastante prazeroso.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2652